Fate Stay Night: Não empolga tanto assim!
Aviso: A matéria abaixo pode conter Spoilers
Fate Stay Night trás a tona um fato histórico já conhecido. O mito que ronda o Santo Graal e a Lenda do Rei Artur, possui obras há mais de mil anos. Hoje em dia isso não é diferente. Livro como As Brumas de Avalon, e até O Código Da Vinci exploram a mesma temática. Alguns animes tem esse contato com o passado mitológico, tanto Oriental, quanto ao Ocidental.
Citando exemplos: Cavaleiros do Zodíaco atualizou a mitologia Grega e Germânica (na saga de Asgard); Ragnarock também é baseado numa profecia apocalíptica; algumas escolhem a religião com suas histórias e dogmas, por exemplo, Chrno Crusade e os mitos cristãos.
Em Fate Stay Night há uma releitura da lenda do Rei Artur, que está ligado ao mito do Santo Graal e faz parte da estória da evolução do cristianismo. O anime não inova em muita coisa, o roteiro é previsível, quem assistiu me diz se não achava que no final o Emiya Shiro ia ganhar a Seihai Sensou, a guerra dos sete magos, e ia fazer um desejo altruísta.
Apesar disso, Fate Stay altera os fatos: o Cálice Sagrado que em todas as histórias até então é um símbolo de santidade, bondade, pureza, tão sublime que é inalcançável aos homens (vide A Demanda do Santo Graal, ou para os preguiçosos Wikipédia mesmo), no anime é visto como algo impuro, uma reunião de todo o mal.
Isso altera e muito a verdade dos fatos. E a história de que a Saber, ser o Rei Artur também é um tanto absurda, pois na época isso seria incabível. Fora as idéias feministas, mas na época mulher ou era freira ou era prostituta.
Fate Stay foi curto, e não muito empolgante, teve romance, mas não gerou muita expectativa, também. Teve lutas, até interessantes, isso talvez se deva a herança do jogo em que o anime se baseou e conseqüentemente a alteração dos fatos se apropriou de temáticas há muito tempo exploradas e em vez de criar algo mais original.
O anime até que tem muitos fãs, não sei se esta relacionado àqueles que gostaram do jogo e se empolgaram com a versão em anime, pois a este ele foi fiel. Ele é de 2006, e esta sendo exibido no Brasil pelo canal Animax. E aqui, mesmo o que pecou foi a tradução, que para aqueles que acompanharam a série original ficou ridícula, e para os outros que a série é inédita, ouvir os termos traduzidos ficou muito estranho.
1 comentários:
Parceria aceita,seu Blog também está ótimo! =)
Postar um comentário
Queremos saber sobre o que você achou deste Artigo! Que tal comentar sobre isto? Teremos muito prazer em responder seu Comentário e Interagir com você Amigo Internauta. Aqui sua Opinião é Sempre Bem vinda!